A importancia de uma ovelha!

          21/09/2011
          Comentários
          Imprimir
          Compartilhar



fonte: http://www.zitoadriano.blogspot.com/

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: -Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.    - Lucas 15:1-10.


Em Lucas 15, estão registradas três parábolas que tratam sobre coisas perdidas: a ovelha, a moeda e o filho perdido. Essas parábolas têm uma mesma e repetida estrutura de roteiro. Na cultura judaica, quando alguém desejava enfatizar algo, usava de repetições. Repetir duas vezes alguma coisa significava uma grande ênfase, um superlativo, como no caso de "Santo, Santo, Santo", que quer dizer "Santíssimo". Jesus apresenta três vezes a mesma mensagem, através de três parábolas, com a intenção de despertar os seus ouvintes para o tema do perdido.

Lucas 15.4,8 diz que duas coisas muito valiosas foram perdidas: 1 de 100 ovelhas e 1 de 10 moedas. Aparentemente, perder 1 de 100 ovelhas pode não parecer algo grave. Afinal de contas, é uma perda de apenas 1%. Entretanto, para um pastor, era uma perda considerável. Um pastor conhecia cada uma de suas ovelhas pelo nome e, constantemente, contava o seu rebanho para ter certeza de que todas estavam ali. O bom pastor amava suas ovelhas e cuidava muito bem delas. Os mesmos versículos acima nos dizem que, logo após perceber a perda, tanto o pastor quanto a mulher empreenderam uma procura. O pastor foi capaz de deixar as noventa e nove outras ovelhas no campo para ir à busca da centésima que estava perdida. A mulher acendeu uma candeia e começou a varrer a casa, atentamente, à procura da moeda. Lucas 15.5,9 diz que tanto o pastor quanto a mulher encontraram o que estavam procurando. Por causa do valor que a ovelha e a moeda tinham para eles, não pararam e desistiram da busca até encontrá-los. Lucas 15.5-6,9 diz que quando a ovelha e a moeda perdidas foram encontradas, tanto o pastor quanto a mulher se alegraram e reuniram os amigos e os vizinhos para festejar o fato.

Quanto à moeda, apesar de ser uma porcentagem maior de perda (10%), ainda assim, aparentemente, isso pode não ser considerado algo grave. Entretanto, a moeda perdida era uma dracma, moeda de prata equivalente à diária de um trabalhador braçal. Sendo assim, muito provavelmente, aquelas dez moedas pertenciam a uma pessoa com poucos recursos financeiros e de trabalho simples. Então, perder uma moeda para ela seria uma perda considerável, seria como perder um dia de trabalho árduo.


PARE, REFLITA E EXECUTE:

Os versículos 7 e 10, duas parábolas para ensinar sobre a alegria que há no céu quando um pecador se arrepende. Ele chega ao ponto de dizer que um pecador arrependido gera mais alegria no céu do que noventa e nove justos que não precisam se arrepender. Jesus, ao falar da ovelha e da moeda perdidas, estava se referindo, na verdade, a pessoas perdidas, que foram criadas por Deus, mas estão vivendo distantes dele, estão incluídos aqueles que já se aproximaram de Deus, caminharam durante um período com Ele, mas, por razões diversas, se afastaram. Existem as pessoas perdidas e afastadas têm muito valor para Deus e têm que ter muito valor, também, para nós; Deus está à procura do perdido e do afastados e nós, assim como Ele, também devemos, também, nos dedicar a isso. Assim como Deus, não podemos parar e desistir da busca de um perdido e afastado. Devemos procurá-lo até encontrar.

Amados. muitos ao lerem esta mensagem pode estar pensando, "é um desabafo", mas só quem sofre ou se sente como uma ovelha perdida sabe como dói! Infelizmente estamos com vocabulários bíblicos prontos como: "- Deus te justifica", " - Temos que olhar somente para Jesus", " - Você tem que exercitar o perdão", "- A glória da segunda casa será melhor que a primeira", entre vários outros, mas como estamos exercitando isso? Lembre-se que Deus pode fazer tudo sozinho, mas Ele quer contar contigo!

Creia e Receba !




COMPARTILHE:     


Raphael Pablo Murilha

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.